ALFA – FETOPROTEÍNA

MATERIAL: SORO Tubo seco ou gel separador
QUANTIDADE MÍNIMA: 1,0 ML
PREPARO PARA COLETA: Jejum não necessário. Encaminhar amostra sob refrigeração, de 2ºC a 8ºC.
INTERFERÊNCIA/CRITÉRIOS DE REJEIÇÃO: Ictericia (concentrações de bilirrubina acima de 65mg/dL), Hemólise (concentrações de hemoglobina acima de 2,2g/dL) e Lipemia (concentrações de triglicerídeos acima de 1500mg/dL). As amostras não devem ser colhidas em pacientes em tratamento com doses elevadas de biotina (i.e. > 5 mg/dia) até no mínimo 8 horas após a última administração de biotina.
INFORMAÇÕES DO EXAME: Monitorização do tratamento de tumores hepáticos (hepatomas) e testiculares. Na gestante é utilizada com outros exames no diagnóstico de anomalias fetais. Interpretação clínica: Está elevada em 90% dos pacientes com carcinoma hepatocelular e seus níveis estão relacionados com a evolução da doença, com níveis mais altos tendo pior prognóstico.

VALORES DE REFERENCIA:
Homens, mulheres, crianças: Inferior a 7,0 ng/mL
Gestantes:
Valores médios por semanas de gravidez:
– 14 semanas completas: 27,9 ng/mL
– 15 semanas completas: 30,9 ng/mL
– 16 semanas completas: 36,1 ng/mL
– 17 semanas completas: 40,4 ng/mL
– 18 semanas completas: 48,3 ng/mL
– 19 semanas completas: 54,8 ng/mL
Valores de referência em recém-nascidos não estão parametrizados, entretanto concentrações ao redor 100.000 ng/mL têm sido detectadas em recém-nascido normais, e esses valores decrescem rapidamente nos primeiros 6 meses de vida, atingindo níveis normais dos adultos por volta dos 10 a 12 meses.